Ave Maria
Como surgiu essa oração mariana tão conhecida?
A
Ave-Maria é a oração mais conhecida e rezada pelos cristãos
católicos, até mais do que a oração do Pai Nosso, isso porque a
recitamos várias vezes durante o santo rosário. Mas me pergunto:
Qual a origem da oração da Ave-Maria?
A primeira parte da oração tem origem nas sagradas escrituras quando o Anjo Gabriel inspirado pelo próprio Deus se dirige a Maria com a seguinte saudação: “ Ave cheia de graça, o Senhor é convosco”, e em seguida por Santa Isabel na ocasião da visitação de Nossa Senhora, quando repleta do Espírito Santo diz: “ Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre”.
A primeira parte da oração é um louvor, uma profissão de fé, rezada desde muito tempo na liturgia bizantina e foi adicionada a liturgia latina por São Gregório magno.
Alguns estudiosos afirmam que a segunda parte da oração apareceu pela primeira vez em uns escritos da ordem dos servitas fundada por São Felipe Benício no século VII.
Foi somente no ano de 1568, que o Papa São Pio V, por ocasião da reforma litúrgica que empreendeu seguindo os parâmetros do Concilio de Trento, definiu a Ave-Maria como se conhece hoje.
Então, invoquemos a proteção da Santíssima Virgem Maria, para que ela venha em nosso auxílio, todos os dias de nossa vida.
Jesus, por intercessão da Virgem Maria, proteja nossos lares e nos dê a paz!
https://youtu.be/lDBDHzgiJWY
Referências
https://padrepauloricardo.org/episodios/a-oracao-da-ave-maria

Comentários
Postar um comentário